Olá amores, tudo bem??
Vocês já ouviram falar do Whole 30?
O whole 30 é um programa nutricional criado em 2009 que preconiza o desafio de uma alimentação completamente natural por 30 dias.
Ele originalmente não é um programa de emagrecimento, apesar de na capa do livro em português ele se apresentar dessa forma, seu objetivo é bem maior que isso, acima de tudo conhecer o SEU organismo. O emagrecimento acaba acontecendo e quanto mais suja é sua alimentação normalmente, maiores são os resultados.
Você sabe como a sua alimentação influencia na sua saúde? Provavelmente você não tem a dimensão exata disso. Porque somos expostos a um tipo de alimentação durante toda a nossa vida, e por mais que a gente mude nossos hábitos sempre tendemos a fazer essas mudanças dentro do padrão alimentar que estamos habituados e temos sinais e sintomas que nos acompanham a tanto tempo que nem relacionamos a isso.
Sabe aquela crise de enxaqueca que você tem com freqüência? a constipação intestinal que te acompanha desde a infância? As crises de rinite, asma, dores articulares… Não que a alimentação seja a causa, em todos os casos disso tudo, mas o quanto a sua alimentação interfere nisso?
Pensando nisso foi criado Whole 30. São 30 dias de uma alimentação totalmente natural, sem nada de conservantes, corantes, industrializados, glúten, lactose, açúcar, bebida alcoólica e grãos… Basicamente você se alimenta de salada, carnes, castanhas, ovos, temperados com temperos naturais, bebe bastante água e observa o seu organismo. Nesse período você já pode sentir muita diferença na sua saúde mas eu ainda acho a fase seguinte a mais interessante.
Depois desses 30 dias você reintroduz esses alimentos aos poucos, um de cada vez, mantendo a dieta do Whole 30 e bebendo leite por exemplo, e observa seu corpo por um período que varia de 4 a 7 dias para você entender tudo que o leite faz de alteração no seu organismo.
Assim você tem a noção exata do que te faz bem e o que te faz mal.
A principal mudança que percebi no meu corpo foi o paladar… Coisas que eu amava, começaram a achar salgadas demais, ou doces e enjoativas demais. Depois do programa consegui perceber uma diferença absurda dos sabores. Cápsulas Nespresso que eu amava se tornaram enjoativas e o meu vinho preferido se tornou ainda mais intenso e saboroso. Eu ja sabia que gluten não me fazia bem, então foi nenhuma surpresa ter enxaquecas, distensão abdominal e mal estar quando testei ele. Lactose em excesso tambem não me cai bem, porem nada tão exagerado.
Eu acho esse programa incrível! Não é fácil de fazer porque precisa de planejamento. Não da pra comer fora, por exemplo, você precisa preparar todas as suas refeições, levar seus lanchinhos, mas os benefícios compensam MUITO, juro.
Por que eu estou postando isso agora? porque ha 3 anos eu faço algum sacrifício na quaresma, e ano passado eu escolhi o Whole 30. Apesar de ser Budista e não católica, gosto de aproveitar esse período para reflexão. Sendo assim, quando fiz o programa ano passado, ele durou mais de 40 dias e coincidiu com o período de mudança pra São Paulo e mesmo assim eu consegui!
Dra. Kamila Teles
Obs: Essas informações não servem como consulta médica.
Procure seu médico para orientações específicas.